Slide
Cordoma

o que é

O cordoma é uma lesão maligna da medula espinhal, que se origina nos remanescentes ectópicos de tecido notocordial. Trata-se de neoplasia rara e sua localização preferencial é o sacro. Tem crescimento lento, mas comportamento localmente agressivo.

Quem pode ter

Este tumor acomete mais pessoas entre 50 e 70 anos, mas pode aparecer em qualquer idade. É mais comum em homens do que em mulheres.

Sintomas e Diagnósticos

Clinicamente, os cordomas craniais produzem paralisia de pares cranianos e os sacrais causam dor, distúrbios esfincterianos ou sintomas radiculares por compressão de raízes nervosas. Os achados radiográficos característicos são destruição lítica de tecido ósseo. A biópsia guiada por tomografia pode ajudar definir o diagnóstico.

Tratamentos

O tratamento dos cordomas envolve excisão ampla em bloco do tumor. Esses tumores geralmente não respondem bem a radioterapia e a quimioterapia. Caso haja comprometimento de raízes sacrais pode ocorrer incontinência esfincteriana.

Slide

Dúvidas Frequentes

O Dr. Felipe Magno possui uma formação médica de excelência em Ortopedia Oncológica. Fez Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia Universidade de Santo Amaro, em São Paulo. Além disso, realizou Fellowship em Oncologia Ortopédica na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

ESPECIALISTA EM TRATAMENTOS
ONCOLÓGICOS ORTOPÉDICOS

atendimento humanizado com conhecimento faz toda a diferença

Agende uma consulta presencial ou online com o Dr. Felipe Magno para que ele possa fazer uma avaliação minuciosa, indicar um plano individualizado e realizar o tratamento mais eficiente.

Como posso ajudá-la(o)?
Como posso ajudá-la(o)?
Agendar consulta
Valor da consulta
Como posso ajudá-la(o)?
Valor da consulta ›
Solicitar o valor da consulta
Agendar consulta ›
Agendar consulta por formulário
UMARIZAL - BELÉM/PA
INSTAGRAM
FACEBOOK
LinkedIn